quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Junto & misturado!
É necessário interação entre as tecnologias e impressos nenhum irá superar o outro se trabalhado com consciência. Pois estes auxiliadores se trabalhados corretamente e juntos contribuirá para uma educação libertaria em que o aluno cria, divulga, participa das suas construções.
Impressos e Educação
O seminário sobre Impressos e Educação realizado no dia 01/10 na disciplina de Tecnologia Contemporâneas nos proporcionou novas visões, conceitos, conhecimentos e barreiras que estes enfrentam no contexto escolar assim como os demais temas propostos pelos seminários, mas como este foi o tema ao qual trabalhei me sinto mais a vontade para relatar no meu blog.
Um pouco de contexto histórico sobre os impressos: Com a criação da prensa móvel por Johannes Guttenberg em 1440 meio pelo qual era produzidos os impressos, e com outras invenções como o telégrafo por Samuel Morse em 1844 onde seroa possível a transmissão de informações para pessoas de diferentes locais, se estrutura o que hoje chamamos de impressos.
Existindo algumas polêmicas acerca dos impressos como: Livro didático dito como verdadeiro, desatualizados, imóvel em relação ao seu conteúdo, os acervos das bibliotecas, esquecimento dos diferentes impressos. Para a escola ou até para as políticas publicas o livro é o referencial, mas muitos deles possuem erros, não mantém a instantaneidade dos conteúdos pois não são publicados no dia seguinte como jornais, entre outros, a instituição deve se apoiar nas diversas possibilidades das mídias impressas como: jornais, revistas, revistas em quadrinho, panfletos, cartazes entre outros e deixar de focar em apenas um.
É necessário que ocorra o mesmo que foi proposto com o rádio, internet entre outras uma contextualização dessas produções. não basta apenas inserir. Se ligue!
Para finalizar divulgarei um projeto que achei muito importante que é promovido pelo jornal A tarde, desde 1996 um programa intitulado A tarde na escola que tem como objetivo estimular o desenvolvimento para uma educação interativa, observando as múltiplas linguagens, com enfoque na formação social e integral do sujeito a partir de seu contexto, colaborando nas competências criticas e éticas dos educandos e educadores.
Tv e Vídeo na Educação
A inserção das tecnologias nas escolas é de fundamental importância para dinamizar o ambiente escolar e se tratando de TV temos enfoque muito grande pois muitos educadores utiliza este meio apenas para reproduzir documentário, filmes mas esquece de um fator muito importante que é o interpretar em conjunto, não basta apenas reproduzi-los é necessário que se discuta, as diferentes visões, pois não estará havendo proposta pedagógica quando se executa um filme e manda o aluno produzir um resumo. A proposta está na forma que exploramos.
Rádio e Educação
O seminário ministrado pelas colegas no dia 24/09 sobre Rádio e Educação, nos possibilitou diversas informações e conhecimentos acerca deste tema, que o rádio é o percussor dos meios tecnológicos entre outros, no campo da educação é muito interessante criar um programa de rádio nas escolas assim como é o ANTENADOS que foi implantado em algumas escolas do Ceará no ano de 2008 e 2009 que busca por meio do uso do rádio ampliar os espaços e as possibilidades de dialogo e participação das crianças, jovens, educadores e a comunidade, pois o rádio entra como auxiliador no projeto pedagógico dessas escolas por ser um recurso atraente, dinâmico e diferente das propostas que ocorre nas escolas por isso pode ganhar uma grande dimensão se trabalhado com eficiência e com objetivos, pois não basta dispor deste recurso apenas para promover eventos, propagandas, executar musicas é necessário levar este recurso assim como outros para o campo pedagógico trabalhando as produções dos educandos e divulgando.
Assinar:
Postagens (Atom)